O Cine Humberto Mauro, mantido pela Fundação Clóvis Salgado, é a principal sala de cinema público do estado de Minas Gerais. Com mais de 40 anos de atuação, apresenta uma programação arrojada, que concilia retrospectivas clássicas do cinema nacional e mundial à efervescência da produção contemporânea. Sua versatilidade técnica o coloca em um lugar privilegiado no cenário nacional, sendo umas das poucas janelas de exibição do país capaz de transitar da magia da película aos encantos digitais do 3D e 4K. Ao longo de sua história foi palco de eventos memoráveis, com homenagens a grandes cineastas como Alfred Hithcock, Andrei TarkovskiAntónio ReisCharles Chaplin, Claire Denis, Glauber Rocha, Howard Hawks, Ingmar Bergman, Luis BuñelMargarida Cordeiro, Neville d'Almeida, e muitos outros.

*  *  *

A excelência de suas ações é de renome internacional e já recebeu em Minas Gerais importantes nomes do cinema mundial, como o diretor francês Jean Douchet, o israelense Avi Mograbi e o estadunidense Christopher Harris. Realiza constantes parcerias com grandes instituições internacionais, como Cinemateca Portuguesa, Cinemateca Francesa, Instituto Goethe, Mosfilm – estúdio russo de cinema mais antigo da Europa – e muitas outras.

*  *  *

Desde 2020, a trajetória do Cine Humberto Mauro ganhou novos contornos e, no ambiente digital, vem promovendo ações de formação e exibições que atingiram mais de 300 mil visualizações, através da criação da plataforma de exibição virtual cineHumbertoMauro/MAIS, mais um ponto de encontro, acesso e descentralização de uma das programações de cinema mais elogiadas do país.

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO

Presidente

Eliane Parreiras

Diretora de Relações Institucionais

Cristina Schirmer

Diretora Cultural

Luciana Salles

Diretora do Centro de Formação Artística e Tecnológica - CEFART

Marta Guerra

Diretora de Planejamento, Gestão e Finanças

Marina Emediato

Assessora-Chefe de Comunicação

Júnia Alvarenga

GERÊNCIA DE CINEMA (CINE HUMBERTO MAURO)

Gerente

Bruno Hilário

Produtor de Programação

Vítor Miranda

Produtor de Cópias e Projeção

Julio Cruz

Produtora Geral

Sara Paolielo

Suporte Administrativo

Roseli Miranda

Projeção e Técnica

CENTAURO

Rafaela Ada (projecionista)

cineHumbertoMauro/MAIS

Concepção

Bruno Hilário

Matheus Antunes

Pesquisa

Bruno Hilário

Julio Cruz

Matheus Antunes

Vítor Miranda

Desenvolvimento & Manutenção

CENTO E OITO